Livro – Walkabout

Com a minha iminente viagem à Austrália, saí em busca de livros dos mais variados gêneros que envolvessem enredos acerca desse ardente país. Dos que encontrei até o momento, já li quatro, e pretendo neste blog fazer sucintas resenhas que talvez interessem a leitores e/ou viajantes.

Começo por “Walkabout” (MARSHALL, James Vance. Penguin Readers, level 2, Walkabout.), que conta a história de dois irmãos, um menino e uma adolescente norte-americanos, que viajam à Austrália para uma visita aos tios na cidade de Adelaide. O avião que os leva, porém, cai durante a viagem, já em território australiano, vitimando fatalmente todos os passageiros e tripulação, execeto os dois irmãos. Únicos sobreviventes, eles se vêem perdidos no deserto escaldante, até avistarem um aborígene que realizava o seu walkabout – ritual de passagem para a vida adulta, pelo qual todos os garotos aborígenes aos 16 anos devem passar, tendo que sobreviver por seis meses à solidão do vasto e inóspito deserto, para que retorne à sua tribo como “homem”. A história se desenrola abordando esse contato entre culturas tão distintas, provocando estranhamento e curiosidade de ambos os lados.

O filme A Longa Caminhadade 1971, foi baseado nesta obra ficcional, com pequenas adaptações de roteiro.

walkaboutCaracterísticas positivas: A história é muito interessante, especialmente pelos detalhes da tradição ritual dos aborígenes, e emociona de verdade o leitor. A problemática da comunicação quase ininteligível entre os irmãos e o aborígene, e os ensinamentos de como sobreviver na paisagem mortal são os pontos fortes do livro, além do tema “preconceito” que é abordado ao longo de toda a obra.

Características negativas: Li esta história na série Penguin Readers, uma versão em inglês para iniciantes/intermediários na língua. Talvez por isso o livro tenha uma narrativa mais reduzida, mostrando apenas os pontos principais. Vale a pena ler a versão original da obra que, imagino, deva ter ainda mais detalhes da emocionante história.

 

Advertisements

4 thoughts on “Livro – Walkabout

  1. Oi Deise, parabéns pelo blog, está bem bacana!!! Muito legal a sua iniciativa de registrar todos esses momentos dessa “aventura” que vc está prestes a viver. Com certeza, quando voltar vai ter recordações bem legais de tudo isso. Aproveite bem e me mantenha informada sobre a Australia com seus posts hein?! bjs, Paloma

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s