Livro – Guia Visual da Folha de S. Paulo da Austrália

O Guia Visual da Folha de S. Paulo (BOSTOCK, Lang e Louise. Publifolha, 2010) é um dos livros mais indicados para quem quer conhecer os pontos turísticos de cada região da Austrália. Os capítulos são focados nas principais cidades do país, mas também dão dicas de municípios ao redor que proporcionam algum destaque especial, inclusive dando detalhes de quantos quilômetros é preciso percorrer para chegar ao destino desejado.

As informações contidas nessa obra são de grande valia, não apenas indicando o que as cidades têm a proporcionar, mas também oferecendo instruções de uso de transportes públicos, sistema de telefonia local, onde fazer compras, datas festivas nacionais, entre outros dados interessantes.

A história do país também é contada ao longo de todo o livro – a caçada aos aborígenes para a ocupação das terras; o aprisionamento de ladrões, assassinos e outros malfeitores britânicos em solo australiano para desinchar o sistema prisional da Inglaterra; a caçada ao ouro e a procura incessante de estrangeiros por garimpos do metal precioso. Até os dias atuais, em que foram devolvidos por lei alguns terrenos considerados sagrados aos nativos e a tentativa de recuperar hectares da vida selvagem, preservando os parques naturais.

guia-visual-folhaCaracterísticas positivas: O guia traz preços médios de dormitórios e restaurantes para o turista se programar com maior facilidade. Os detalhes arquitetônicos de séculos de construções na Austrália também constituem um ponto positivo para quem gosta das imponentes edificações.

Características negativas: A última versão do guia é do ano de 2010, mas informações mais antigas e dados anteriores a esta edição não foram atualizados, ou seja, foram esquecidos na hora da reedição. Além de uma revisão gramatical que em alguns trechos parece ter sido esquecida. Como se trata de um Guia de Viagem, não precisa – nem deve – ser lido necessariamente do início ao fim. Com tantas informações, a leitura sequencial completa pode se tornar cansativa, portanto, a dica é focar nas partes de seu interesse e usá-lo como referência em sua viagem.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s