À procura de uma agência de intercâmbio

agencia-intercambioNão existe uma agência de intercâmbio perfeita, mas é possível ao menos escolher a que mais se encaixa ao seu perfil. Antes de optar eu pesquisei em mais de dez agências (de verdade), fosse solicitando informações pela internet, fosse indo até o local.

Na hora de escolher com qual empresa fechar o seu programa de intercâmbio, é importante checar se a mesma está cadastrada na Belta (www.belta.org.br/), órgão que regulamenta todas as empresas de intercâmbio do país. Se a empresa não estiver lá, desconfie.

Eu recomendo fortemente aos interessados que frequentem as feiras de intercâmbio que ocorrem semestralmente em vários estados brasileiros, pois a maioria das agências participa desses eventos. Tenha em mente que você não sairá de lá com o pacote fechado, pois estas feiras servem mais como fonte de informação. Você pode deixar alguns dados com o agente de cada estande e eles certamente entrarão em contato com você, mas, preferivelmente, deixe mais informações, por exemplo, o país de destino, preferência por alguma cidade, se quer ficar no litoral ou em centro urbano, enfim, os agentes ajudarão a escolher conforme o seu perfil. Além dos estandes, as feiras oferecem palestras sobre trabalho e estudo no exterior.

Caso não queira esperar o próximo evento chegar, procure na internet algumas agências e solicite um orçamento. Para maior segurança, procure a indicação de alguém que já utilizou os serviços desta agência e pergunte se gostou ou não.

Particularmente, encontrei agências muito boas e outras nem tanto. Algumas são demasiadamente caras e não oferecem nada diferente das concorrentes, em outras há agentes incapazes de dar informações precisas e seguras sobre o país, e isso acaba frustrando o intercambista. Fuja dessas. Por isso, o ideal é contratar uma agência especializada na Austrália ou em outro local que você aspire conhecer. Desta forma, o agente saberá informar não apenas aquilo que você pergunte, mas também dar dicas valiosas sobre o que você viverá nessa nova experiência, pois nessas agências especializadas, os agentes contratados geralmente já moraram no país do seu destino.

A escolha do agente, portanto, também é fundamental, e um teste fácil para aprová-lo ou não é enviar e-mails perguntando coisas simples e ver como ele responde e, o mais importante, ver em quanto tempo ele responde. Isso porque a Austrália está a 13 horas de diferença do fuso horário brasileiro e quando você estiver precisando de ajuda por qualquer motivo, o tempo de retorno do agente pode fazer toda a diferença entre você obter a informação praticamente na hora ou ter que esperar um dia ou mais até uma resposta. Uma mensagem enviada da Austrália à meia-noite chegará ao seu agente à uma hora da tarde, tendo ele tempo de sobra para responder no horário comercial do mesmo dia.

Existe também o Agent Qualified Educator da Austrália que pode ser visto no site do governo Australiano (http://www.studyinaustralia.gov.au/Brazil/Agents). Poucos agentes possuem esse certificado, o que oferece a garantia de escolher uma pessoa que irá cuidar do seu pacote até o final da sua viagem.

Outro ponto que muitos intercambistas levam em conta é a preferência por uma agência que tenha sede no país de destino, para casos de fatalidade ou emergências. Eu já ouvi pessoas dizendo que faz uma grande diferença, porém, no caso da Austrália, a maioria das sedes fica concentrada em Sydney, e se a cidade onde você vai morar for outra, provavelmente a filial não fará diferença. Ademais, já soube de pessoas que nunca utilizaram os serviços da sede no país, pois tudo era resolvido por e-mail com a central do Brasil.

Por fim, atente para as dicas, mas defina sua opção pesando aquele elemento que for mais importante para você e que lhe propiciar maior conforto e segurança. A escolha é sua.

Boa sorte!

Advertisements

8 thoughts on “À procura de uma agência de intercâmbio

  1. Deise ! Muito Obrigada pela preferencia com a nossa agência, ficamos muito felizes e lisonjeados com a escolha ! Está muito bacana mesmo o seu BLOG não vejo a hora de chegar na Austrália e contar as suas aventuras e experiências na aussie land ! beijão Ana Ghellardi

  2. Deise,
    Estou querendo ir e estou pensando em fechar com uma agência chamada Australian Centre. Não vi eles no site que você indicou acima.
    Todos os e-mails que eu mando para eles, eles me respondem, assim como, me deram a maior atenção quando ligo. Na verdade, me dão toda atenção sempre que ligo.
    Achei que seria uma empresa boa para fazer este intercâmbio, fora, que irão dividis este intercâmbio em 24x por um financiamento pelo Banco Santander, o que irá facilitar para minha ida.
    Gostaria de saber se você já ouviu falar dessa agência e se tem alguma noticia sobre ela. Só para que eu possa confirmar se é boa mesmo ou “papo furado”.

    Muito obrigado.

    • Olá! Já vi esta agência em algumas feiras de intercâmbio e me pareceu idônea. Nunca ouvi falar de ninguém que tenha ido viajar por intermédio dela, mas se você se sentiu seguro, acho que você deve arriscar.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s