Livro – Austrália e Nova Zelândia

Este é a última obra da série de livros sobre a Austrália que li nos últimos seis meses. A edição “Austrália e Nova Zelândia” do Guia Ilustrado do Mundo (Seleções Reader’s, 2003) traz imagens de encher os olhos de qualquer um. Fotos imponentes de paisagens majestosas desses países que abrigam histórias sobre os extremos da natureza, como os vulcões e desertos multicoloridos, os animais superadaptados, os recursos naturais e os povos com seus diferentes estilos de vida.

O livro faz parte de uma coleção que reúne diversos países do mundo, mas é possível comprar este exemplar separado dos outros. Apesar de a editora não ter relançado esta coleção, os interessados podem encontrá-la para venda em sebos por um preço razoável. Além disso, a obra tem capa dura e o papel, que é de excelente qualidade, apresenta de forma mais verdadeira a beleza dos locais, muitos dos quais podem ser reconhecidos como cenários de grandes produções cinematográficas, como “O Senhor dos Anéis” e o próprio “Austrália“, (neste último, aliás, além da paisagem, temos outra beleza autraliana: Hugh Jackman).

australia-e-nova-zelandia

Pontos positivos: As fotografias são o ponto forte do livro e igualmente interessante são as histórias bem elaboradas, escritas de uma forma natural, leve e ao mesmo tempo, convidativa a que o leitor conheça o cenário. Além das imagens e do bom texto, as informações apresentadas são de suma importância aos intercambistas, já que o livro conta com páginas específicas dedicadas às principais cidades dos dois países.

Pontos negativos: É preciso prestar atenção ao ler, pois muitas vezes as histórias da Austrália e da Nova Zelândia se confundem, fazendo pouca distinção entre um país e outro. Outro fator negativo é que, apesar do título, a obra dá um enfoque muito maior à Austrália do que a seu país vizinho, portanto, caso o foco do intercambista seja a Nova Zelândia, talvez se decepcione com esse exemplar. Por fim, as estatísticas ao final das páginas podem estar desatualizadas, pois a última edição foi impressa em 2003 tendo como referência o censo realizado em 1997.

De qualquer forma, recomendo.

 

Advertisements

2 thoughts on “Livro – Austrália e Nova Zelândia

  1. ola, boa noite, o meu nome é João Ribeiro e estou a começar a minha dissertação de mestrado, o tema a desenvolver é a criação de habitações no deserto da Austrália, escolhi este tema por ser apaixonado pelo deserto e pela Austrália em sim. pesquisando livro sobre a Austrália encontrei este blog, por isso se for possível uma ajuda agradecia imenso, o que pretendo são nome de livros que fale da historia da Austrália, do clima e dos aborígenes. só isto já era uma grande ajuda.

    comprimentos

  2. Olá, João! Eu particularmente li apenas os quatro livros que coloquei no blog (Austrália e Nova Zelândia, Austrália, uma história para contar, Guia Visual da Folha de S. Paulo da Austrália e Walkabout), mas com certeza há muitos outras obras que falam sobre o deserto australiano, não sei dizer se falam especificamente sobre as habitações por lá. O Walkabout é um livro de ficção e acho que o Guia não seja interessante para os seus estudos, então recomendo os outros dois, ok? Abraço!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s