Manifestação em apoio aos brasileiros

Mais de 500 manifestantes, brasileiros, australianos e moradores de outras nacionalidades, foram ao pátio da Federation Square (centro cultural de Melbourne), na terça-feira (18/6 aqui na Austrália), para demonstrar apoio aos protestos no Brasil contra o aumento nas tarifas dos transportes públicos. Porém, este ato não serviu “apenas” para reivindicar este direito, mas também para exigir responsabilidade dos políticos na aplicação das verbas públicas, e para repudiar a corrupção.

Para realizar o ato “Democracia não tem fronteiras” foi necessário pedir autorização à prefeitura de Melbourne, que impôs algumas condições: a manifestação teria duração máxima de uma hora e não seria permitido colar cartazes em vias públicas nem impedir a circulação de carros e pessoas. Todos os itens foram cumpridos.

Os brasileiros levaram bexigas, cartazes com inscrições em português e inglês, e pintaram o rosto de verde e amarelo. O clima foi tranquilo, havia crianças de colo e até cachorro com camiseta do Brasil. Os manifestantes entoaram gritos de efeito e cantaram o hino nacional diversas vezes.

Brasileiros que moram em outros continentes também participaram do ato em mais de 20 países, como Argentina, Espanha, Portugal e Reino Unido. O resultado foi positivo, a imprensa internacional deu destaque aos movimentos, assim como os veículos de Melbourne. Os principais jornais do município (Herald Sun e The Age) publicaram uma nota sobre o assunto nesta quarta-feira (19/6), e a rede de televisão SBS, muito assistida pelos australianos, também divulgou o protesto, além dos sites locais.

As redes sociais tiveram um papel fundamental neste movimento porque foi através delas que muitas pessoas souberam do protesto. As fotos tiradas durante o evento também foram compartilhadas e deram mais “volume” ao ato.

Espero que este seja apenas o início, e que de fato adotemos o hábito de lutar por melhorias. Esse foi um grande passo.

“Não é porque estamos longe que não nos preocupamos com o Brasil. As pessoas que amamos continuam aí, por isso apoiar esta causa também é nosso dever”.

Veja algumas matérias nos veículos australianos:

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s