Tipicamente brasileira

A Austrália, apesar da distância, é um país muito procurado pelos brasileiros que pretendem morar fora por um tempo. É possível ver pelas ruas a influência da nossa cultura, seja do norte ou do sul.

No Museu do Imigrante frequentemente há festivais gastronômicos gratuitos em que podem ser encontradas barraquinhas com comidas tipicamente brasileira. A Abrisa, uma associação brasileira em Melbourne, também promove encontros entre os brasileiros, e há algumas semanas eu pude participar da Festa Junina anual organizada por eles.

A ponte Sandridge Bridge é dedicada aos estrangeiros. Há uma placa escrita “Australian’s History”, com dezenas de informações sobre os imigrantes que se instalaram por aqui. De acordo com uma placa encontrada no local, a maioria dos brasileiros vieram de São Paulo, Rio de Janeiro, Santos, Bahia e Brasília e buscavam melhores condições de vida. Não é a toa que ouvimos falar que a “Austrália é o Brasil que deu certo”.

 sandridge-bridge

Vale reparar que em Melbourne muitos paulistas, enquanto em Sydney há mais cariocas. Ainda não conheci outras cidades, mas Melbourne atrai muitas pessoas que buscam um estilo de vida que não seja necessariamente ligado às praias.

Mas não é só culturalmente que vemos a influência brasileira por aqui. O comércio na Austrália também demonstra isso. Nas ruas vemos a nossa querida Gisele Bunchen em diversas propagandas. E outro dia, enquanto caminhava, recebi uma amostra grátis de shampoo cuja marca tem como garota propaganda a top model Fernanda Tavares. As brasileiras fazem sucesso em qualquer canto do mundo.

 shampoo-brasil-australia

Em Melbourne foi inaugurada uma loja da Melissa, bem no centro da cidade, na Swaston Street.

melissa-australia

A Casa Ibérica, uma mercado instalado no bairro Fitzroy, vende produtos importados do Brasil, e lá podem ser encontrados feijão, guaraná, paçoquinha e outras coisinhas tradicionais na mesa de todo brasileiro – mas a um preço bem mais salgado, é claro: http://casaibericadeli.com.au/

O restaurante Copacabana serve caipirinha, tem alguns funcionários brasileiros e promete noites dançantes aos finais de semana: http://www.copacabanaint.com.au/

copacabana-melbourne

Quando vim para a Austrália com o objetivo de aprender e exercitar meu inglês, havia decidido que evitaria contato com a cultura brasileira por aqui (motivo pelo qual escolhi Melbourne, em vez de Sydney, onde há muito mais brasileiros). Mas devo confessar que, depois de algumas semanas, com a saudade batendo e todo o estranhamento em uma nova realidade, é bom saber que tem um pouco (ou muito) de Brasil aqui.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s