Futebol australiano

Nós, brasileiros, sabemos que a Austrália está longe de ter tradição no futebol (ou soccer) como conhecemos. Tanto é que as participações do país para os grandes eventos futebolísticos ocorrem porque, como a classificação é feita por continentes, a Austrália acaba tendo a sorte de concorrer adversários da Oceania – que são ainda piores. rs

Mas muitos autralianos não se importam com isso, porque a Austrália tem o seu próprio futebol, o Footy, que é uma mistura de outras modalidades, com incrementos bizarros. Muitas regras derivam do futebol americano e do rúgbi, como a brutalidade e a prática de utilizar as mãos e os pés.

Os jogos ocorrem em estádios ovais e são disputados por duas equipes de 18 jogadores, em quatro tempos de 20 minutos. A bola é parecida com a do futebol americano e para passar a bola para outro jogador é necessário esmurrar a bola. Isso mesmo: tem que “tratar mal” a coitada.

A pontuação é contada de forma diferenciada, o time faz seis pontos quando a bola é chutada e atravessa completamente a linha entre as 2 traves centrais, sem ter sido tocada por qualquer jogador adversário. O time pode fazer apenas um ponto quando a bola passa completamente pela linha entre as 2 traves laterais esquerdas ou direitas ou quando ela toca nas traves centrais. Quando a bola vai para fora, um dos juízes deve ficar de costas para jogar a bola para os jogadores, a fim de não beneficiar nenhum dos times.

Há mais regras para o footy, mas essas são as básicas. Os times dos bairros de cada município competem entre si e os melhores participam do campeonato nacional, na AFL (Australian Football League).

Em Melbourne o esporte virou mania e é comum ver famílias inteiras com camisetas, cachecóis e bandeiras do time pelas ruas. Foi ao jogo “Melbourne vs. Collinwood” que assisti aqui na cidade e, apesar de eu ter torcido para o time casa (e do bairro que me acolheu), os visitantes venceram por 122 a 39. O melhor jogador do time de Collinwood é Harry O’Brien, um brasileiro (apesar do nome que ele escolheu para ser chamado) de 26 anos, e que, chegou a ser considerado um “Pelé” do futebol australiano. Apesar de ter saído do Rio de Janeiro com apenas três anos, Harry carrega tatuagens que mostram as suas raízes, como o Cristo Redentor, uma favela e o distintivo do Flamengo. Atualmente o jogador e líder do time tem aparecido bastante na mídia porque está com depressão e por ter revelado um passado de abusos sexuais sofridos, embora não se saiba quem tenha praticado tais abusos, nem quando. Para proteger sua principal estrela, Collinwood concedeu licença da liderança a Harry para cuidar da saúde. No jogo em que assisti, seu desempenho foi muito bom, o melhor pra falar a verdade. (É ele quem pega a bola nos 36 segundos do vídeo abaixo).

No dia do aniversário da rainha Elizabeth II, dia 15 de junho, o bairro de Melbourne (centro da cidade) joga com outro time local, contra quem não vence uma partida há 15 anos. (Parece que eu não escolhi bem o time aqui. rs) De qualquer modo, o importnate é torcer para qualquer um, porque vale a pena sentir a emoção ao vivo. O ingresso custou 20 dólares para os estudantes.

Advertisements

4 thoughts on “Futebol australiano

  1. Olá Deise,
    Eu assisto AFL já há mais de 3 anos e vish tu mostrou que é mulher mesmo. não entende nem de futebol e menos ainda de futebol australiano heuheuuheuhehe brincadeiras á parte mas o brasileiro está longe de ser dos melhores do time. E sobre ele quem escolheu na verdade foi o irmão porque os colegas tinham dificuldade de pronunciar nome dele hehehe
    legal teu texto

  2. A Australia esta disputando as eliminatorias na Asia, porque na Oceania eles tinham direito a 1/2 (meia) vaga, e tinha que jogar a ultima partida contra alguem na america do sul =/ …

    Eles achavam que era sacanagem, e pediram pra Fifa mudar.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s