Vivendo sem dinheiro em Melbourne

the-couchJá mencionei diversas vezes em outras postagens o alto custo de vida na Austrália, mas, acredite ou não, você pode conseguir muita coisa de graça aqui em Melbourne. Aulas de dança, oficina de conversação em inglês, conselhos de advogados e até comida. O The Couch (O Sofá) é o ponto de encontro de muitos intercambistas e é mantido pelo Exército da Salvação e pela Federação Australiana de Estudantes Internacionais.

Às segundas-feiras a partir das 18:30 o espaço oferece aulas de conversação em inglês. Às terças-feiras no mesmo horário funciona o “Movie Nights” em que os estudantes podem escolher que filme querem assistir. Já às quartas-feiras, após as 17 horas, um grupo de advogados voluntários oferece orientação jurídica aos intercambistas acerca das leis australianas e problemas com os vistos. Ainda na quarta, a partir das 19 horas, os estudantes aprendem a fazer diversos tipos de café para trabalhar nos restaurantes e bares de Melbourne. Durante as quintas-feiras há aulas de dança de salsa ou festas para os aniversariantes do mês, a partir das 18h30. Tudo isso gratuitamente. (Às sextas, sábados e domingos não há nenhum evento).

De acordo com o coordenador do projeto, Peter Hichaaba, o espaço funciona desde 2009 e atrai público cada vez maior. “The Couch existe para que os estudantes se conheçam, interajam, conversem sobre suas culturas e troquem experiências que são fundamentais para o crescimento de cada um”. Com esse intuito, e para auxiliar ainda mais na socialização dos visitantes, há uma mesa de sinuca e piano para quem quiser se arriscar.

Com todos esses benefícios, The Couch oferece comida de graça para os moradores de rua na parte da manhã e, a partir das 18 horas, para os estudantes. São entregues cerca de 80 pratos por período e é ideal para quem quer economizar. Não tenha preconceitos: não pense que a comida é ruim ou que são servidos sempre os mesmos cardápios. Cada dia tem um prato diferente, arroz com legumes, sopa, macarrão, peixe e batata frita e muito mais.

Apenas o coordenador recebe salário para gerenciar o espaço e as outras 16 pessoasque trabalham diariamente são voluntárias. Quando fui entrevistá-lo fui convidada a trabalhar por uma noite. Infelizmente não registrei em fotos essa experiência gratificante.

Moradores de rua

mendigo-australiaQuando cheguei a Melbourne me surpreendi com tantos mendigos espalhados pelo centro da cidade, muitos deles bem novos em termos de idade. Não sei dizer se são imigrantes que tentaram a sorte e não obtiveram sucesso, ou se são australianos que moram na rua por falta de opção ou, pasmem, por opção. Isso mesmo: de acordo com o Exército da Salvação, na Austrália há um pouco mais 44 mil moradores de rua com idade entre 12 e 24 anos. Por isso o The Couch planeja uma campanha para que as pessoas durmam no sofá por um dia, (previsão para o dia 14 de setembro), para saber como é não dormir em sua própria cama.

Se você puder/quiser doar dinheiro para o Exército da Salvação ou para obter mais informações sobre a campanha, acesse: http://www.thecouchproject.com.au/

O endereço é 69 Bourke Street, Melbourne (mais especificamente em uma viela que corta a Bourke St na altura do nº 69).

Advertisements

7 thoughts on “Vivendo sem dinheiro em Melbourne

  1. Oi Deise,

    Cada dia que passa fico mais fã do seu blog!

    Hoje vou no The Couch, estou cursando inglês na La Trobe University e depois vou fazer 1 ano de Animal Science lá, ainda tenho mais 5 meses de inglês antes da faculdade, mas sinto uma necessidade enorme de conversar com os nativos australianos, eles são pessoas que mais tenho dificuldade em entender…

    Espero que a experiência seja boa.

    Valeu pela ótima dica! Eu e meus amigos iremos todos hj no The Couch, espero em breve poder participar também de trabalhos voluntários.. Isso enriquece bastante a gente!

    Abraço!

    • Que bom, Ivan. Fico muito feliz em compartilhar estas informacoes com todos que precisam. Qualquer dia ainda nos encontraremos nesta “grande-pequena” cidade. (Desculpa pela falta de acentuacao)

  2. Pingback: #Partiu Austrália | The Couch! O Sofá dos estudantes internacionais!

  3. Adorei o blog e me interessei pelo The Coach qual o endereço do local ? quero participar das aulas de conversação também.
    Obrigada

  4. Teresa, coloquei o endereço no final da matéria. De qualquer forma, segue novamente: O endereço é 69 Bourke Street, Melbourne (mais especificamente em uma viela que corta a Bourke St na altura do nº 69). See you!

  5. Pingback: O segredo do meu marido - Liane Moriarty - Fui Viajar

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s