Melbourne Cup

O Melbourne Cup Carnival é a mais famosa corrida de cavalos do mundo e reúne cerca de 100 mil pessoas, entre telespectadores e/ou apostadores. A tradicional competição acontece desde 1861, ou seja, há mais de 150 anos, sempre na primeira terça-feira de novembro e dura quatro dias. O curioso é que apenas a terça-feira é feriado em Victoria (e sim, trata-se de um feriado para assistir a uma corrida de cavalos!), nos outros três dias, o evento continua, mas a rotina volta ao normal (para estranhamento de nós, brasileiros, habituados a emendar tudo o que é feriado).

O evento é tão famoso, que diversos filmes falam sobre ou fazem referência à Melbourne Cup, mas o principal deles é o The Cup, que em português se chama Superando Limites. Baseado em fatos reais, o filme conta a história de um rapaz que perdeu seu irmão em uma corrida de cavalos dias antes da principal competição e mesmo assim decide correr. O filme foi realizado pelo mesmo diretor de Free Willy e, apesar de eu ainda não ter assistido, parece ser emocionante.

Como funciona:

Os ingressos variam de AU$ 60 (se for estudante e quiser fazer piquenique no sol escaldante) a AU$ 489 dólares (para assistir na arquibancada com sombra). Quem não quiser desembolsar um tostão, pode acompanhar a transmissão ao vivo pela televisão ou pelo rádio. De acordo com o site do governo australiano, mais de 700 milhões de pessoas assistem à Melbourne Cup pela TV em mais de 120 países.

Mas o evento é muito mais do que apenas uma corrida de cavalo. Todos os australianos que moram em outros estados tentam tirar uma folguinha no dia para vir a Melbourne. A cidade fica lotada e até as lojas se aproveitam disso, montando vitrines dirigidas a este público.

O dia também é considerado um dos mais estilosos. Os homens usam fraques ou ternos e as mulheres usam vestidos de verão, geralmente preto e branco, com os fascinators, aqueles famosos chapéus ou arquinhos com flores, plumas e redinhas (alguns com gosto bem duvidosos). Elegância que custa caro (pelas minhas pesquisas de preços de roupas e acessórios), mas procurando bem encontra-se algo por AU$ 10.

E sempre há alguns brincalhões que vão vestidos como loucos, como na nossa corrida de São Silvestre.

Advertisements

2 thoughts on “Melbourne Cup

  1. I didn’t know that the most important horse race in the world was in Melbourne. Interesting article and pictures are rich of colors (funny hats… typical of British weddings).

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s