O Dia da Austrália

dia-da-australiaO Dia da Austrália é celebrado no dia 26 de janeiro, data em que, em 1788, o capitão James Cook, chegou a Sydney e fincou a bandeira da Grã-Bretanha. Para comemorar esse dia cada cidade realiza atos públicos de diferentes maneiras.

Este ano, Darwin (a cidade, não o cientista) patrocinou a tradicional corrida com a presença de quatro mil pessoas de rostos pintados com as cores da bandeira australiana.
Sydney apresentou um show com aviões da aeronáutica e tiros de embarcações ao lado do Opera House.

Aqui em Melbourne o dia 26 de janeiro teve comemoração, mas o feriado foi passado para o dia 27, ou seja, um dia de folga para quem está por aqui, já que o feriado caiu num domingo. Na Federation Square houve performances de bandas australianas, além da transmissão ao vivo da final do torneio Australia Open de tênis em um telão gigante instalado no centro da praça.
Na parte da manhã, a prefeitura de Melbourne executou o ato oficial do hasteamento da bandeira australiana.

dia-da-australia2Em Docklands a festa foi gigante. Uma equipe de zoólogos apresentou animais em um palco, entre eles uma cobra python, um crocodilo, um canguru e um dingo. O didgeridoo, famoso instrumento musical dos aborígenes, também foi um dos pontos fortes das atrações. Também em Docklands houve a feira da madrugada com a venda de artesanatos, jóias, produtos vintage e comida. A queima de fogos também atraiu a atenção de quem passou por lá. Todas as atividades foram gratuitas.

A verdade é que é a primeira vez que vejo Melbourne tão tranquila, o que me faz crer que os australianos, assim como os brasileiros, aproveitam o feriado prolongado para viajar.

Segue um breve resumo da história da Austrália.

História

Século 17: Antes do capitão James Cook chegar à Austrália, havia cerca de um milhão de aborígines espalhados pelo país em 300 clãs, com 250 idiomas e 700 dialetos.

1788: Alguns exploradores europeus já haviam navegado pela costa da Austrália, então conhecida como Nova Holanda, no século 17. No entanto foi em 1788 que a primeira frota de 11 navios britânicos com 1.500 pessoas – metade delas criminosos condenados – chegou ao porto de Sydney.

1851: O ouro foi descoberto em New South Wales e em Victoria em 1851, atraindo milhares de homens e mulheres. A lã dos carneiros também foi um dos focos econômicos do país.

1868: A Austrália foi vista como uma colônia penal para os ingleses até 1868. O povo aborígine sofreu com a desapropriação da terra, as doenças e os massacres.

1901: Os seis estados da Austrália se tornaram uma nação sob uma única constituição em 1º de janeiro de 1901.

1967: Em 1967, os australianos votaram “sim” em um plebiscito nacional para permitir ao governo federal legislar em nome dos australianos aborígines e incluí-los nos futuros censos. O resultado culminou com uma sólida campanha reformista tanto pelos aborígines quanto pelos australianos brancos.

Informações do site: www.australia.com

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s