Então é Natal

Em Melbourne o Natal não é como no Brasil, onde se vêem desde o início do mês inúmeros presépios em estabelecimentos comerciais e residências. Talvez porque, mesmo sendo um país sem religião oficial, os católicos (que são os que têm a tradição de presépios e imagens do menino Jesus) são apenas 26% da população.

Até o momento vi apenas dois presépios e um deles era virtual. A maioria das decorações são voltadas ao Papai Noel ou algo relacionado a ele. De qualquer forma algumas programações de eventos são bem interessantes e são voltadas a toda família. Veja alguns exemplos:

aquario-natalNo Melbourne Acquarium o Papai Noel entra num tanque de 2200 mil litros para alimentar enormes arraias, tubarões e centenas de animais aquáticos. A apresentação diária teve início no dia 1º de dezembro e vai até o dia 25 do mesmo mês.
Horários: das 11h às 11h30 e das 14h às 14h30
Preço: adultos $38, crianças $22 e estudantes $29

 

Já na Fedefederation-square-natalration Square há programações diferentes todos os dias: música, filmes, videogames e lugares para fazer piquenique. Mais de 100 pinheiros serão instalados no local, formando labirintos e espaços secretos. Músicas natalinas serão entoadas por corais, além disso haverá cinema ao ar livre que acontecerá todas as segundas-feiras de dezembro às 18h30. As atividades podem ser vistas nesta página.

A City Square está muito bem decorada. Expõe um livro virtual que conta a história do nascimento de Jesus, há uma gincana com prêmios para as crianças, além da presença do Papai Noel, é claro. Ao anoitecer há espetáculo de luzes, tudo gratuito.

É também à noite que a Prefeitura de Melbourne torna-se uma fachada para projeção de luz fascinante que vai das 21h às 23 horas. Veja o vídeo de 2012:

parque-natalEm Docklands, o Wonderland Fun Park será transformado em uma cidade natalina com direito a nevascas diárias, caixa de correio para cartas ao Papai Noel e aparições do mesmo ao longo do dia. O Santa’s Circus Spectacular será no Wonderland Spiegeltent Theatre com performances de elfos acrobáticos e o show de um anjo de neve que irá realizar truques aéreos.
Preço: Entrada $ 35 (inclui passeios ilimitados em brinquedos e entrada para o circo). Para assistir apenas ao show, os bilhetes custam $ 15.

 

myer-natalE a vitrine mais esperada é a da grande loja de departamento Myer. A cada ano ela vem inovando na decoração, criando incríuveis animações. 2013 será o 58º ano de apresentação, sempre com um tema diferente. Neste Natal a história é baseada no livro infantil “Gingerbread Friends”, da americana Jan Brett. Os artistas por trás da vitrine passaram oito meses projetando o espetáculo.

É bem verdade que os intercambistas, assim como eu, sentem, nesta época de fim de ano e confraternização, um aperto no peito de saudade e de vontade de estar com a família e pessoas queridas no Brasil. É um tipo de dificuldade que todos os que vêm estudar aqui nesta época enfrentam, e que não tem “cura”. Mas o nosso paliativo é a reunião de todos os intercambistas com o mesmo propósito de amenizar a saudade curtindo as dicas que coloquei aqui.

Um feliz Natal a todos!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s