8 coisas que você tem que ver em Fraser Island

Sempre que as pessoas perguntam qual foi o lugar mais bonito que visitei na Austrália eu falo de Fraser Island. Pense em um paraíso onde não há nenhum tipo de poluição e com inúmeras belezas naturais a serem exploradas. Para quem gosta de trilhas, lagoas cristalinas e esportes aquáticos, a ilha oferece opções de tirar o fôlego.

Para ir até lá fui para Hervey Bay primeiro, uma cidade litorânea que não oferece grandes atrações, mas é bem aconchegante. De lá, uma amiga brasileira e eu pegamos uma embarcação e fomos para Fraser Island em um pacote de viagem de três dias.

1 – A primeira parada foi no Lake Mckenzie, um lago com águas bicolores. Nos primeiros cinco metros de profundidade a água é límpida e depois se transforma em um azul-marinho profundo que dá até medo de entrar. Mas os lagos da ilha não oferecem perigo algum, ao contrário do mar ao redor, que é morada de tubarões.

lake-mckenzie

2 – O animal que talvez ofereça mais risco dentro da ilha é o dingo, uma espécie de cachorro selvagem que costuma roubar comida dos turistas desavisados. Vimos três deles, todos sozinhos. Por ser muito parecido com cachorros comuns, algumas pessoas dão comida a eles, o que os acostuma mal. Então, ameaçam as pessoas quando a comida acaba ou quando param de alimentá-los. Para evitar sofrer qualquer ataque, a primeira dica é não oferecer nenhum tipo de alimento. Além disso, nunca ficar sozinho, já que os dingos não atacam grupos de pessoas. Alguns filmes relatam ataques desses caninos, o mais conhecido é o longa baseado em fatos reais chamado A cry in the dark (Um grito no escuro) interpretado por Meryl Streep, em que um nenê é levado por um dingo e os pais da criança são acusados de terem matado a própria filha.

3 – Foi em Fraser Island que tive a minha primeira experiência em voar em um monomotor. A visão lá de cima é esplêndida, se tiver sorte dá até para ver tartarugas no mar. Foram menos de 20 minutos de passeio, mas o suficiente para me fazer sofrer de claustrofobia. A cabine é fechada e o ar que sai de um buraquinho sobre nossas cabeças não parece ser o suficiente. Mas mesmo com toda a claustrofobia que tenho, recomendo vivamente a experiência. O valor não está incluso no pacote e um voo custa AU$70,00.

4 – Um dos pontos turísticos da ilha é a carcaça de um barco naufragado, por onde ninguém passa sem tirar uma foto. Todo enferrujado e enorme, os visitantes podem apenas ver a parte superior do navio, que tem outros quatro andares sob a areia.

barco-naufragado

5 – Outra atração muito recomendada é a Champagne Pool, uma piscina natural que se formou ao lado do mar. O nome remete a bebida porque quando a onda bate a piscina fica repleta de bolhinhas. É preciso apenas tomar cuidado para caminhar nas rochas pontiagudas até chegar ao centro da piscina. Quase ninguém saiu ileso – um ou dois cortes nos pés é normal, mas nada que não compense o mergulho.

6 – Se você organizar a visita a Fraser Island por alguma agência, pode ter algumas facilidades gratuitas (dependendo da agência) como boias que parecem pneus para descer uma nascente de água ou até mesmo o stand up paddle, que é bem legal, embora seja difícil coordenar o remo quando você quer virar para a esquerda ou para a direita.

boia-cross

7 – Em um dos lagos que fica entre dunas de areia há aqueles peixes pedicures (Garra rufa), que comem a pele em excesso dos pés humanos. Se você aguentar as cócegas dos peixinhos comendo as suas células mortas, terá um serviço gratuito e bem interessante.

peixe-pedicure

8 – O pôr do sol é hipnotizante. E não há nada além disso que eu possa dizer.

por-do-sol-australia

Obs: Eu fui com a companhia Dingos e me disseram que a Cool Dingos (outra companhia, mas de nome parecido) é uma roubada, não sei dizer se é verdade, mas parece que esta última agência tem muita bebida alcoólica disponível, muita festa e gritaria. Acho que quem curte essa tipo de viagem pode ser uma boa, mas não deixo de dizer que foi muito bom cada passeio que fiz e não trocaria a companhia Dingos.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s