As 13 bandas australianas mundialmente populares

Há muito tempo estava pensando em fazer uma matéria sobre as bandas mais famosas da Austrália e, pesquisando um pouco mais, descobri diversos músicos ou conjuntos musicais que muita gente nem desconfia que são de origem australiana. Confira:

acdc
1 – AC/DC
Sem dúvida essa é a banda mais popular da Oceania que atravessou as fronteiras internacionais do rock. Alguns acreditam que a banda, originada em Sydney, em 1973, foi uma das responsáveis por definir o gênero “Hard Rock”. Com os riffs de guitarra inconfundíveis, o sucesso no país cresceu rapidamente. Em 1980, entretanto, o vocalista Bon Scott morreu após misturar álcool e drogas e Brian Johnson passa a integrar a banda. Em homenagem ao vocalista anterior o grupo lança o álbum “Back in Black“, sendo o segundo disco mais vendido da história (42 milhões de cópias). De lá pra cá, ganharam diversos prêmios e já tiveram inúmeras músicas no topo das paradas da Billboard.

nick-cave-and-the-bad-seeds62 – Nick Cave And The Bad Seeds

Músicas carregadas de conteúdo – nas letras e nos arranjos – são a marca registrada desta banda que surgiu no início dos anos 80. A maioria das canções possui melodia sombria e suas letras retratam histórias de amor, desespero, luxúria e morte. Nick Cave, que também já se aventurou como ator e escritor, chegou a lançar um disco em que todas as canções, sem exceção, falam sobre assassinatos, (o Murder Ballads). O cantor teve o ápice comercial de sua carreira, ao ser indicado como “Melhor Artista Masculino” em 1996, pela MTV, justamente por causa de uma das faixas de Murder Ballads – um dueto com Kylie Minogue, intitulado “Where The Wild Roses Grow”. Surpreendentemente para muitos (mas não para os fãs que conheciam suas ideias), Cave recusou ironicamente não apenas o prêmio, mas qualquer futura indicação. A carta de recusa você lê aqui (http://www.nick-cave.com/mtv/mtv.shtml) e o clip você vê aqui:

KYLE-MINOGUE-REVERTE-VERBA-CANCAO-TRATAMENTO-CANCER3 – Kylie Minogue
A cantora começou sua carreira aos 18 anos, mas como atriz, no papel de Charlene Mitchell na série The Neighborus, em 1986. Com grande audiência, Kylie foi convidada para cantar o clássico dos anos 60 “The Locomotion” em um especial de TV. A música se tornou sucesso em todo o mundo. Nos anos 90, sua carreira estagnou e seu casamento com o ex-vocalista do INXS, Michael Hutchence, estava conturbado. Em 1995, Nick Cave convida Kylie para cantar a faixa “Where the Wild Roses Grow”, de seu novo disco, lançado em 1996. Mas foi a partir dos anos 2000 que ela voltou de fato aos topos das paradas, recebendo inúmeros prêmios. Em 2005 a cantora parou sua carreira para tratar de um câncer de mama, do qual se recuperou totalmente.

INXS4 – INXS
O INXS formou-se em 1977 com três irmãos e mais três colegas. Um empresário assistiu a uma apresentação em um bar de Sydney e os chamou para abrir um show da banda Midnight Oil. A partir daí conseguiram um contrato e lançaram seu primeiro álbum. Chegaram a lançar vários hits e a ganhar diversos prêmios nos LPs seguintes, até que, em 1997 o vocalista Michael Hutchence foi encontrado morto após praticar asfixiofilia. De lá para cá a banda realizou poucas apresentações até que em 2004 os integrantes da banda participaram de um reality show para escolher o futuro vocalista da banda. O programa Rock Star: INXS elegeu J.D. Fortune como a nova voz do grupo.

Midnight Oil5 – Midnight Oil
A banda é considerada uma das mais politizadas da Austrália porque compõe músicas com temas comportamentais e políticos. Iniciaram sua carreira em 1972 com o nome “Farm” (fazenda), nos arredores de Sydney, e em 1976 mudaram para o atual nome. Somente em 1978 lançaram o primeiro álbum, mas já no segundo chegaram ao topo das paradas e partiram para muitas apresentações internacionais. Em 1986 realizaram uma turnê no deserto australiano, apresentando-se nas comunidades aborígenes. Daí surgiu o livro “Strict Rules”, escrito por Andrew McMillan, que mostra como a música pode mudar toda uma cultura. Em 1990 eles se apresentaram em Manhattam (NY) fazendo do show um dos maiores protestos contra o vazamento de óleo acontecido no Alaska. Isso atraiu a atenção mundial e angariou fundos para o Greenpeace. Em 2004, o vocalista Garret foi eleito para uma cadeira no congresso australiano.

spy6 – Spy vs Spy
Formada em 1981, em um bairro mais modesto de Sydney, a banda inspirou o nome nos personagens de quadrinhos da revista MAD – justamente por isso, quando começaram a obter sucesso, foram obrigados a mudar o nome para v. Spy v. Spy, afim de evitar processos pela revista. Suas letras abordam temas sociais e políticos, como racismo, pobreza e as injustiças cometidas contra os aborígenes. Rapidamente o público pegou gosto pela banda, que, após muito sucesso, se separou em 1994.

Men At WorkWest Hollywood - Smashbox Studios7 – Men at Work
A banda australiana iniciou sua carreira em 1982 tocando rock com influencia reggae. Venderam milhões de cópias logo no primeiro álbum. Em 1983, o Men at Work recebeu o Grammy como melhor artista iniciante no ano. Apesar do sucesso estrondoso, os dois CDs (ou LPs) produzidos posteriormente não fizeram tanto sucesso, e a banda decidiu pendurar as palhetas em 1985. Em 1996, a banda retornou sua formação (em parte original) e saiu em turnê mundial. Em 1998 produziram um álbum “ao vivo” intitulado “Brazil”, gravado de suas apresentações em turnê brasileira.

Natalie Imbruglia8 – Natalie Imbruglia
Ela nasceu em Sydney e sonhava em ser atriz. Fez algumas propagandas, uma delas para a Coca-Cola, e por volta dos 16 anos deixou a escola para começar sua carreira. Entre 1993 e 1994, Natalie ficou famosa na Austrália por atuar no mesmo seriado que Kilye Minogue, “Neighbours”, no papel de Beth Willis. Depois se mudou para Londres onde não arrumou trabalho como atriz, por não possuir o visto. Logo depois conheceu o músico Phil Thornalley, que a incentivou a escrever letras e tentar a carreira como cantora. Com a música “Torn” composta por Phil, Natalie conseguiu um contrato com a RCA Records e ganhou diversos prêmios. Atualmente ela é garota propaganda de várias marcas de cosméticos e fez participações em filmes. Em 2010, Natalie participou como jurada da versão australiana do programa X Factor.

crowded-house-9 – Crowded House
Formado em 1985 pelo cantor Neil Finn, o grupo ficou conhecido no Brasil com a canção “Don’t Dream It’s Over”. A banda fez um estrondoso sucesso na Austrália, na Nova Zelândia (terra natal do vocalista) e na Inglaterra. Apesar disso, apenas dois hits fizeram sucesso nos EUA. O grupo encerrou suas atividades em 1996 e em janeiro de 2007 Neil reuniu a banda, que está até hoje em atividade.

silverchair no final10 – Silverchair
O rock alternativo desta banda formada em 1992 foi bem sucedido na indústria musical australiana, conseguindo inúmeros prêmios importantes. Seu sucesso se deu em “Tomorrow” que ganhou uma competição local de música pela rede de televisão australiana SBS. Em 2003, após o lançamento do álbum Diorama, a banda anunciou uma pausa, retornando em 2005. No entanto, estão parados novamente. Sua música mais conhecida no Brasil é “Miss You Love”.

hoodoo gurus11 – Hoodoo Gurus
Três músicos montaram a banda em janeiro de 1981 e lançaram seu primeiro álbum chamado “Stoneage Romeos”, em março de 1984 em homenagem ao seriado dos anos 60 “Os Três Patetas”. O LP é considerado hoje em dia um dos melhores trabalhos já lançados por bandas de rock na Austrália. Apesar de sua ascensão, sofreram com a debandada de músicos ao longo da carreira da banda e, em 1997, anunciaram que encerrariam as suas atividades. Dois meses depois desta declaração, os Gurus partiram para uma rápida turnê pelo Brasil, onde se apresentaram para uma plateia de 40 mil pessoas. Depois de 16 anos de estrada e milhares de álbuns vendidos, o grupo encerrou suas atividades. O último show foi na cidade de Melbourne em 1998.

GANGgajang12 –  GANGgajang
Formada em Sydney em 1984 por um grupo de músicos dispostos a se divertir com a sua própria música. Embora o nome GANGgajang pareça ser de origem aborígene, trata-se de uma onomatopeia. A ideia vem de “Gang” – o som tirado de um violão que quando arranhado produz um som amplificado, como “gajang”. Em 1987, o vocalista e guitarrista Callaghan resolveu deixar o grupo. Com essa decisão os demais integrantes da banda também partiram para outros projetos paralelos. Em 1993 voltaram e, em 1995 e 2001, vieram ao Brasil, além de lançarem o álbum “Oceans and Deserts” em outubro de 2002.

the-jet13 – Jet
Os irmãos Nic e Chris Cester, de Melbourne, inspirados por bandas como The Kinks, The Who, Beatles e Rolling Stones, convidaram mais dois amigos para formarem o Jet, em 2000. Já com o primeiro álbum independente, “Dirty Sweet”, fizeram tanto sucesso que esgotaram rapidamente mil cópias em LP. Contratados por uma gravadora, relançaram o disco anterior e gravaram seu primeiro CD “Get Born”, com um rock’n’roll cru e direto, de onde vem seu maior sucesso até hoje “Are You Gonna Be My Girl”, que parece saído direto do final dos anos 60. A crítica foi tão positiva, que conseguiram agradar até mesmo os polêmicos irmãos Gallagher, do Oasis, que os convidaram para abertura de alguns de seus shows. Lançaram mais dois álbuns, em 2006 e 2009, e suspenderam as atividades indefinidamente em 2012.

Com informações de Information Brazil e Uol.

Advertisements

27 thoughts on “As 13 bandas australianas mundialmente populares

  1. Parabéns pela matéria. Por bandas citadas como INXS, Hoodoo Gurus, Midnight Oil e outras, constata-se que o país é mesmo pródigo em matéria musical.

  2. Essa cena musical eh muito antiga. Tem uma cena nova muito boa, voltada ao rock progressivo e ao alternativo muito interessante. Bandas como Karnivool, Dead Letter Circus, Mammal, COG (a maior na minha opiniao), Jericco, Trial Kennedys (merece atencao), The Occupants, The Buterfly Effect, Floating Me, Birds Of Tokyo. Algumas ja nao existem mais, mas foram marcantes enquanto ativas.

    • Vithor, obrigada por nos apresentar bandas diferentes. Elenquei apenas as mais conhecidas, mas concordo que preciso fazer inúmeros posts para falar de todos conjuntos musicais de sucesso.

  3. Olá Deise há outra banda australiana que nos anos 80 fez sucesso, até tocou no Brasil. Chama-se The Church!!

  4. Sou a vocalista brasileira, na época Carol Dakani que tocou com Spy vs. Spy em 1999 em turnê e depois no lançamento do CD solo de Mike Weiley. Estou na busca de arquivos antigos com o Programa Livre SBT, 89FM e outros nos quais aconteceram minha participação; Mantenho contato caso consiga algo deste material [áudio/vídeo]. Mais recentemente estive na banda Venus Volts e agora com o projeto The Astro Bullets.

  5. Deise, muito especial essa reportagem, parabéns mesmo. Sou um grande admirador da Austrália, que é pra mim uns dos países mais interessantes desse planeta, acredito que mais que o Brasil. Na minha opinião, na ordem – AC/DC – Midnight Oil – Men At Work, serão sempre as eternas da música Australiana, incomparavelmente com as demais, sendo o AC/DC, acredito, uma das maiores bandas do mundo, tanto que como abordou, tem o segundo disco mais vendido. Abração e sucesso!!

  6. faltou buster brown e rose tattoo e mais recente, melbourne que acabei de ouvir no rock sem fronteiras do grande titio do rock Marco Antonio

  7. Oi….É uma banda nao tão nova, mas bem interessante, tipo punk rock, de nome Celibate Rifles. Bem interessante!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s