Cidade da fumaça

happy-high-herbsNimbin é a capital da maconha na Austrália. Doidera pura. Você pode entrar em qualquer loja, galeria ou restaurante que encontrará a droga para ser vendida. Não me pergunte o porquê de ninguém ser preso, já que não é permitido o uso (e a venda) da droga no país, mas com certeza as dezenas de ônibus hippies que saem de Byron Bay (ler mais nesta matéria) diariamente ficam lotados de jovens em busca de experimentar a erva. Mesmo que você, assim como eu, não tenha o menor interesse pela cannabis, o passeio vale pela curiosidade do local.

Há menos de 400 habitantes no povoado de Nimbin, que foi pensado em 1973, após o “Festival Aquarius“, um evento que reuniu pessoas de toda a Austrália e que cultuavam artistas como Janis Joplin, Jimi Hendrix e outros do gênero. Alguns “nômades” ficaram por lá e montaram esse vilarejo que até hoje vive do turismo por ser um túnel do tempo dos anos 1970 e atrair curiosos em peso.

nimbin

Os ônibus de excursão que saem de Byron Bay são baratos e duram cerca de 30 minutos para chegar até o local. Assim que o ônibus para, algumas pessoas já estão no ponto esperando pelos visitantes, gritando “cookies, cakes and chocolates” (bolachas, bolos e chocolates). Quem compra não recebe nenhum olhar feio dos outros turistas e, mesmo para os mais desavisados que não sabem o que contêm esses doces, é necessário apenas abrir um desses papéis alumínios que envolvem o doce para ver que a coloração verde é predominante e desconfiar da receita.

nimbin-maconha

Em lojas de artigos comuns há sempre uma seção de ervas ou produtos com desenhos das famosas folhas. Não há muito o que se fazer pelo povoado, que tem apenas uma dúzia de ruas, por isso mesmo que as excursões duram cerca de quatro horas (algumas incluem almoço).
É tão normal a compra da maconha, que, quando ao final da viagem, basta a pergunta do motorista “quem está feliz com sua nova aquisição?”, para que os visitantes se entreolhem e sorriam. Como eu já disse, doideira pura.
Advertisements

2 thoughts on “Cidade da fumaça

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s