14 invenções australianas

Com pouco mais de 200 anos de descobrimento, a Austrália trouxe valiosas contribuições no campo das invenções, principalmente no que se refere à medicina. Acompanhe as criações que são ou foram muito utilizadas.

bumerangue1 – Bumerangue ou boomerang – embora seja um dos emblemas mais associados à Austrália, não é uma invenção muito original. Outros povos em diversos continentes também criaram o mesmo objeto. O primeiro bumerangue foi encontrado na Flórida, nos Estados Unidos, datado de 7 mil anos antes de Cristo. No entanto, foi na Polônia que descobriram o bumerangue mais antigo, construído a partir de uma presa de mamute, há 23 mil anos de acordo com o site http://australianmuseum.net.au
O objeto era utilizado em atividades cotidianas como cortar alimentos, cavar buracos, caçar pássaros ou apenas direcioná-los para algum tipo de rede. Após os ingleses encontrarem inúmeros bumerangues com os aborígenes, transformaram a ação em esporte, o que levou à categoria de invenção aos australianos. Atualmente existem bumerangues em vários formatos e feitos geralmente em madeira ou plástico.

caixa-preta2 – Gravador de dados de voo e gravador de voz da cabine – A caixa-preta não tem um único inventor, no entanto, o primeiro protótipo data de 1939 e foi desenhado pelo engenheiro francês François Hussenot. A função era basicamente gravar o histórico do voo, mas a necessidade de um equipamento com maior precisão fez com que o químico e engenheiro de aviação australiano David Warren criasse a gravação de áudio, em 1953. Inicialmente o dispositivo foi rejeitado por fatores como a falta de privacidade dos pilotos. Mas o Reino Unido se interessou e em 1960 os gravadores de voo – de dados e de voz – tornaram-se obrigatórios para aviões comerciais.

3 – Rádio a pedal – Alfred Traeger construiu um rádio para a Royal Flying Doctor Service, em 1929, no meio do deserto australiano para que pessoas que viviam em lugares remotos pudessem contatar serviços médicos via aviões, além de ajudar as crianças em casa a falar com os seus professores. Atualmente o antigo rádio a pedal foi substituído por receptores de alta frequência.

4 – Vacina Gardasil contra o vírus HPV – O professor Ian Frazer, nomeado em 2006 como o “Australiano do Ano”, inventou a vacina Gardasil contra o vírus HPV que causa o câncer de colo do útero, entre outras doenças. Atualmente, ele e sua equipe estão pesquisando uma vacina contra o vírus da herpes genital que mostrou ótimos resultados em 2013. A vacina foi concebida para evitar a transmissão do vírus em pessoas nunca atingidas, assim como servir como tratamento para quem já foi infectado pela herpes.

5 – Marcapasso – O primeiro protótipo foi criado em 1932 nos Estados Unidos e era deixado fora do corpo humano, sendo movido à manivela. De lá pra cá, várias outras invenções tentaram sem sucesso popularizar o material. E foi na Austrália, na década de 1980 que a empresa Telectronics criou o marcapasso como conhecemos hoje.

6 – Penicilina para uso medicinal – Poderoso germicida (substância que mata microrganismos) produzido por um fungo usada no tratamento de infecções no homem. Seu sucesso foi tão grande que deu início à era dos antibióticos. Embora a penicilina tenha sido descoberta em Londres (1928) por Alexander Fleming, foi só em 1940 que Howard W. Florey, da Austrália e Ernst Chain, da Grã-Bretanha, relataram como a penicilina podia ser purificada para uso em medicina.

7 – Seringa de plástico descartável – Antigamente a seringa era feita em vidro ou em metal, materiais de difícil esterilização e caros para o descarte. A criação do objeto em plástico e descartável em 1949 permite que não haja problemas de contágio, caso seja descartada após primeiro uso.

8 – Ouvido biônico – O médico e professor australiano Graeme Clark iniciou em 1967 uma pesquisa para a realização de implante auditivo eletrônico na Universidade de Melbourne, Austrália. Foi então que ele conseguiu inventar o “ouvido biônico” implantável. Sua influência veio do pai que era surdo desde o nascimento. Em 1978 foi realizado o primeiro implante coclear, que teve sucesso de imediato.

9 – Lentes de contato de uso prolongado – Podem ser usadas para dormir sete noites consecutivas sem necessidade de tirar do olho. A lente foi inventada em 1999. Mesmo com essa facilidade, requer monitoramento regular e cuidados profissionais.

10 – Bloco de notas ou bloco de anotações – E pensar que um objeto que utilizamos tanto, principalmente jornalistas como eu, foi inventado em 1902 por um australiano, infelizmente não identificado.

11 – Varal Hills Hoist – Não é muito conhecido dos brasileiros, mas é bem utilizado na Oceania. O varal criado em 1946 é circular, tem um mastro central que sustenta todas as cordas e uma manivela para erguer e abaixar. Usa pouco espaço, além de ser muito prático.

12 – Barril de vinho – Embora não seja um dos primeiros países mencionados quando falamos em vinhos, a Austrália tem tradição nesse ramo, principalmente no sul, no estado de Victoria. Prova disso é que o primeiro barril de madeira de vinho que se popularizou em todo o mundo foi criado não na França, nem na Itália, mas na Austrália, em 1965.

13 – Descarga dupla de vasos sanitários (1980) – Embora eu já tenha falado sobre isso (neste post) nem eu sabia que este tipo de descarga havia sido inventada na Austrália. Inclusive por lá há uma lei que obriga as novas casas a usarem essas descargas, chamadas de Dual Flush. Este tipo de privada possui dois botões para descarga, lidando com excreções líquidas e sólidas de maneira diferente. Geralmente os botões são diferenciados pelo tamanho ou por desenhos diferentes. O intuito é gastar menos litros de água a cada número 1 que você faz.

antifalsificação-dinheiro14 – Tecnologia antifalsificação de cédulas monetárias – Criada em 1992, essa tecnologia se popularizou rapidamente, impedindo que falsificações fossem impressas com tanta facilidade. Sua cor, textura, marcas d’água e outros recursos auxiliam na identificação da notas verdadeiras.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s