10 Filmes Australianos de Renome

É verdade que, quando se está em um país diferente, com tantas coisas para se ver e conhecer, ninguém pensa em passar duas horas em frente à TV assistindo a um filme. Mas quando você está num intercâmbio, tendo que trabalhar e estudar diariamente, sem a opção de fazer turismo todos os dias, isso certamente vai se revelar uma boa distração. Especialmente para um momento de relaxamento, e se você já tiver conhecido uma turma de amigos para dividir esse momento. Por experiência própria, recomendo. Não apenas como uma opção de lazer cômoda e gratuita (sem contar os eventuais petiscos e a cerveja), mas também como forma de reforçar o aprendizado de idiomas (já que você não vai ter a moleza de legendas em português por lá. Dublagem, menos ainda.)

Como complemento desta dica, aproveito para falar de algumas das principais produções (ou coproduções) cinematográficas australianas, que têm crescido desde a década de 1960, colocando a Austrália entre os países emergentes nesta área até pouco tempo tão monopolizada por Hollywood.

Segue uma pequena lista de famosos 10 filmes que ajudaram a colocar a Austrália em um novo patamar da sétima arte.

mad-max1 – Mad Max (1979) Gênero: Ação, Aventura e Ficção Científica.

A “pós-apocalíptica” trilogia Mad Max já faz parte dos clássicos de ação futuristas. O primeiro filme foi feito com baixo orçamento, mas fez tanto sucesso que chamou a atenção de Hollywood, e transformou Mel Gibson num dos atores mais bem-sucedidos da década de 1990.

Sinopse: Num mundo pós-apocalíptico, Mel Gibson é um policial que tem a família assassinada por um bando de motoqueiros. Sem nada a perder e enlouquecido, ele sai pelo deserto em busca de vingança.

crocodile-dundee2 – Crocodilo Dundee (1986). Gênero: Comédia.

Filmado nos Estados Unidos e Austrália, teve grande repercussão em todo o mundo nos anos 80, sendo a maior bilheteria do ano. Filme divertido sobre as aventuras de um “caipira” australiano na grande e moderna Nova Iorque.

Sinopse: Michael J. Dundee, conhecido como Crocodile Dundee, é um caçador de crocodilos de um lugar isolado da Austrália. Casualmente chegam notícias sobre ele aos Estados Unidos e um jornal de Nova Iorque decide enviar uma repórter para escrever sobre este exótico personagem. A filha do editor, Sue Charlton, é escolhida para a tarefa. Depois de enviar várias matérias sobre Dundee, ela o convence a acompanhá-la até Nova Iorque para que o público o conheça melhor.

priscilla-a-rainha-do-deserto3 – Priscilla, a Rainha do Deserto (1994). Gênero: Comédia, Drama e Musical.

Em um ônibus velho, duas drag queens e um transexual viajam pelo deserto australiano para uma turnê de shows. O ônibus, batizado de Priscilla, quebra no caminho e elas fazem amizade com um mecânico chamado Bob.

Essa é a sinopse de um dos filmes australianos mais conhecidos e que tem como pano de fundo belas imagens do Outback, muitas delas inclusive retratei nesta matéria.


o-casamento-de-muriel4 – O Casamento de Muriel (1994). Gênero: Comédia e Drama.

O filme é do mesmo diretor de “O Casamento de Meu Melhor Amigo” (1997), P.J. Hogan; e de quebra tem uma das melhores atrizes australianas no papel principal: Toni Collette, que ganhou o Globo de Ouro por este longa. Tudo ao som do grupo musical sueco ABBA.

Sinopse: Comédia e drama se misturam nesta história de uma garota fã de ABBA e cujo maior sonho é se casar. A mulher gordinha (Toni teve que engordar 18 quilos para atuar neste filme) é menosprezada pelo pai e pelas amigas, até que ela decide mudar de vida.

babe5 – Babe, o Porquinho Atrapalhado (1995). Gênero: Comédia.

Esse porquinho falante fez muito sucesso na década de 1990 e ganhou um Oscar na categoria de Melhores Efeitos Visuais, pela perfeição da movimentação das bocas dos animais na dublagem.

Sinopse: Um porquinho órfão faz de tudo para se tornar um pastor de ovelhas, temendo o destino de todos os porcos: a ceia de Natal. Ele convence até o dono da fazenda, que o inscreve no Campeonato Nacional de Cães Pastores, com consequências imprevisíveis.


matrix6 – Matrix (1999). Gênero: Ação e Ficção Científica.

Mais uma produção compartilhada entre EUA e Austrália. Matrix custou 65 milhões de dólares e rendeu mais de 456 milhões, sem falar nos dois filmes da sequência, que também renderam milhões e se tornaram um divisor de águas do cinema moderno, em termos de efeitos especiais. O primeiro filme da série venceu quatro Oscar.

Sinopse: Nesta ficção científica futurista, os seres humanos ficam sob o domínio das máquinas, que inserem em suas mentes um simulacro da realidade humana atual, enquanto, no mundo de fato, seus corpos permanecem inertes e escravizados. Alguns rebeldes conseguem lutar contra esse domínio, enquanto buscam  “o escolhido” que libertará a raça humana.

moulin-rouge7 – Moulin Rouge – Amor em Vermelho (2001). Gênero: Drama, Musical e Romance.

EUA e a Austrália dividem também esta produção, que tem como estrela principal a atriz Nicole Kidman, nascida no Havaí e naturalizada australiana. (Leia mais sobre atores e atrizes australianos aqui).

Sinopse: Um jovem poeta se apaixona pela principal cortesã de Paris e estrela de uma famosa boate, mas se vê num triângulo amoroso quando um duque exige exclusividade sobre ela, em troca do financiamento de sua peça.

happy-feet8 – Happy Feet (2006). Gênero: Aventura, Comédia e Musical.

Esta animação foi produzida em Sydney, no estúdio de animação Animal Logic. Quem faz as vozes dos dois personagens principais são os australianos Hugh Jackman e Nicole Kidman.

Sinopse: Happy Feet conta a história de Mumbles, um pinguim que não nasceu com o dom de cantar, justamente o que mais conta na hora de arrumar uma parceira para o acasalamento. Porém, ele tenta compensar a sua falta de habilidade vocal com inspiradas apresentações de sapateado.

australia9 – Austrália (2008). Gênero: Aventura e Drama.

Dirigido por Baz Luhrmann e estrelado por Nicole Kidman e Hugh Jackman, este filme australiano é a segunda maior bilheteria no país, atrás de Crocodile Dundee.

Sinopse: Após o marido de Lady Ashley ter sido assassinado num pântano da Austrália, esta viaja para lá a fim de transportar uma inteira boiada para ser vendida. Para isso terá a ajuda de um vaqueiro, alguns funcionários e um garotinho aborígene órfão chamado Nullah.

o-grande-gatsby10 – O Grande Gatsby (2013). Gênero: Drama e Romance.

Novamente uma coprodução australiana e americana. Leonardo DiCaprio é o protagonista deste romance que foi adaptado para o cinema do livro homônimo de 1925 escrito pelo americano F. Scott Fitzgerald. O governo da Austrália contribuiu financeiramente para a realização do filme com subsídios fiscais.

Sinopse: Nick Carraway tinha um grande fascínio por seu vizinho, o misterioso Jay Gatsby. Após ser convidado pelo milionário para uma festa incrível, o relacionamento de ambos torna-se uma forte amizade. Quando Nick descobre que seu amigo tem uma antiga paixão por sua prima Daisy Buchanan, ele resolve reaproximar os dois, esquecendo o fato de ela ser casada com seu velho amigo dos tempos de faculdade.

Há muitos outros filmes que também poderiam aumentar esta lista, mas creio que aqui temos uma boa referência do cinema australiano, além de boas dicas para algumas horas de entretenimento caseiro, seja aqui no Brasil, ou durante o seu intercâmbio.

Fiquem à vontade para sugerir filmes para uma segunda lista. 🙂

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s