A Austrália na Copa do Mundo

Os brasileiros (pelo menos a maioria) estão torcendo para que a Seleção Canarinho ganhe a Copa do Mundo. Mas quem já morou na Austrália sabe que é impossível não puxar sardinha para os aussies em uma partida (desde que não seja Brasil x Austrália).

valdivia_chile_australia_reuters1

A Austrália é apenas a 62ª colocada no ranking da Fifa e, mesmo preferindo seu próprio futebol, com suas regras estranhas e movimentos brutos (ler sobre isso nesta matéria), todos esperavam uma partida um pouco melhor do que a da semana passada. Na estreia de sua quarta participação em Copa do Mundo – a terceira seguida – o time perdeu por 3 a 1 do Chile, e está em terceiro lugar na chave, à frente da Espanha (que perdeu por 5 a 1 da Holanda).

O jogo foi na Arena Pantanal, em Cuiabá, capital do Mato Grosso, uma das sedes da Copa do Mundo que não abrigará grandes espetáculos de futebol. Depois de Chile x Austrália, o estádio receberá Rússia x Coreia do Sul e Bósnia x Nigéria.

Já os Socceroos, como é conhecida a seleção de futebol australiana, por um termo derivado de “Soccer” (futebol) + “Kangaroos” (cangurus), viajará ao Rio Grande do Sul, onde enfrentará a Holanda no estádio Beira-Rio (18/06/2014), e depois ao Paraná, jogar contra a Espanha na Arena da Baixada (23/06/2014).

australiaComparando-se a muitas outras seleções desta Copa, a Austrália é uma das mais adaptadas ao clima brasileiro (veja nesta matéria) e que terá a sorte de viajar poucas distâncias entre seus jogos. Mesmo assim, com a derrota para o Chile e tendo pela frente Holanda e Espanha (vice e campeã da última Copa, respectivamente), o mais coerente é apostar num breve retorno dos Socceroos para casa. A menos que as forças do Outback operem um milagre futebolístico histórico.

Se essa “zebra-canguru” acontecer, é possível que a Austrália seja adversária do Brasil já na próxima fase, lembrando que os australianos só nos derrotaram uma única vez em toda a história (foram oito confrontos ao todo), por 1 a 0, na disputa pelo terceiro lugar da Copa das Confederações de 2001.

Além de derrubar muitas apostas e bolões, esse improvável duelo traria a curiosidade de duas equipes que adotam o verde e amarelo como cor oficial de uniforme, embora a bandeira australiana apresente apenas as cores azul, vermelha e branca.

Wattle-treeFalando nisso, quando eu estava na Austrália, via muita gente com camisas verdes e amarelas e eu, que nunca fui muito chegada a futebol, pensava logo que eram brasileiros, até descobrir que a Austrália joga de verde e amarelo porque no país existe uma planta chamada wattle que tem essas cores e está por toda a parte.

Go, Socceroos!

Advertisements

2 thoughts on “A Austrália na Copa do Mundo

  1. Legal saber sobre a planta! Sempre fiquei encucado do porquê deles jogarem de verde e amarelo! E falando nisso, eles fizeram um jogasso com a Holanda. Pena que foram eliminados 😦

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s